A mais recente instalação de Leandro Erlich parece desafiar a gravidade com uma fachada transformada pela ilusão de ótica.
+ Flagrantes da vida real: o olhar aguçado de fotógrafos de rua em 13 imagens sensacionais
+ O que você vê? As pessoas nesse grupo do Facebook compartilham a vista de suas janelas
+ Tratadora de zoológico ensina mãe orangotango a amamentar
Em exibição no Liberty Science Center, nos Estados Unidos, “The Building” recria o exterior de uma estrutura típica da cidade de Nova York com balcões de metal, um aparelho de ar condicionado apoiado em uma janela do terceiro andar e uma mercearia no nível da rua, todos posicionados no no chão e refletidos em um espelho gigante acima.
Quando os visitantes entram na instalação, eles parecem capazes de se pendurar sem esforço nas grades e aparentam estar perpendiculares à arquitetura de tijolos. Tudo muito divertido para quem está assistindo e para quem está participando.
Ao Colossal, site especializado em arte, Erlich contou um pouco sobre a sua inspiração na hora de criar instalações como essa: “meu trabalho se baseia em perguntas que tenho sobre a maneira como percebemos a realidade”, diz o artista argentino. “A arte, como eu a concebo, existe para colocar questões sobre nossa compreensão do mundo; de muitas maneiras, a ciência alcança o que conhecemos da mesma maneira, fazendo essas mesmas perguntas.